Fernando Pessoa, o cavaleiro de nada

Em seu primeiro romance, Elisa Lucinda mistura sua voz à de Fernando Pessoa

Elisa Lucinda

Tece uma narrativa que une escritos do poeta às suas palavras de leitora e, assim, recriar a biografia daquele que registrou seus pensamentos, desassossegos, amores, humores e opiniões em versos, diários, cartas, ensaios e fragmentos.

Da leitura das palavras de Pessoa, Lucinda extraiu os principais eventos de sua vida, desde a criação de seu primeiro poema até seu último suspiro, passando por suas relações familiares, sua visão de Portugal, suas viagens na África, seu movimento como poeta da vanguarda portuguesa e o surgimento seus principais heterônimos – entre eles Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Bernardo Soares e o primeiro de todos, o Cavaleiro de Nada.

É de forma lírica, sem prescindir do tom sarcástico de Pessoa, que a escritora brasileira guia tanto o leitor iniciado quanto aquele que busca conhecer suas palavras pela vida e pela obra de Pessoa. ‘Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada’ traz um projeto gráfico único e ilustrado, que reúne uma seleção de fotos capaz de traduzir em imagens os versos do poeta.

Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada traz um projeto gráfico único e ilustrado, que reúne uma seleção de fotos capaz de traduzir em imagens os versos do poeta.

Elisa Lucinda, nascida em Vitória do Espírito Santo, é poeta, jornalista, professora, atriz e cantora. Tornou-se querida do grande público por seu trabalho no teatro, TV e cinema, além de reconhecida no Brasil e no exterior pelos espetáculos, recitais e workshops em que “conversa” com o publico através da poesia. Em 2009 ganhou o prêmio Mulher Cidadã – Bertha Lutz, concedido pelo Senado Federal.

Tem 11 livros publicados, entre eles O semelhante, Eu te amo e suas estreias e A fúria da beleza, pela Editora Record. A menina transparente recebeu o Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro, marcando, em 2000, a estreia da autora na literatura infantil.

Sucesso retumbante de público e crítica sua comédia poética “Parem de falar mal da rotina” está em cartaz há oito anos. É fundadora da Casa Poema, espaço no Rio de Janeiro onde, junto à sua talentosa equipe, mantém a Escola Lucinda de Poesia Viva onde ensina a dizer poemas de um modo coloquial e sincero. Ali também são realizados saraus e encontros com escritores, oficinas para empresas e capacitação para professores. Atualmente a Casa Poema coordena um curso de Poesia falada para policiais – “Palavra de polícia – outras armas”

Ficha:
Fernando Pessoa, o cavaleiro de nada
Elisa Lucinda
Editora: RECORD
Literatura Nacional – Romances
Idioma: PORTUGUÊS
País de Produção: BRASIL
ISBN: 8501402508
2014 / Brochura / 23×16,00×2,30 cm / 416 Páginas
http://www.record.com.br/

Elisa Lucinda
https://www.facebook.com/casapoemarj


<<<Voltar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.